top of page
MS_Alentejo,2019.jpg

II Seminário Internacional JEDI

(Jovens, Educação, Diversidade e Inovação):

Cruzando Fronteiras

O II Seminário Internacional Jovens, Educação, Diversidade e Inovação é um evento científico organizado pela equipa da comunidade prática de investigação JEDI – Jovens, Educação, Diversidade e Inovação do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP com a finalidade de partilhar investigação e intervenção no campo das juventudes e educação.
O seminário BORDER CROSSING pretende ser um desafio às construções sobre o que é ser jovem, às narrativas dominantes sobre juventudes, suas culturas e identidades, suas posicionalidades e territórios. 
Este seminário sustenta-se na experiência de investigação em regiões de fronteira e de outras investigações no campo das juventudes, do desenvolvimento local, inclusão e diversidade, e pretende criar um espaço onde o conceito Fronteira, na sua vertente geográfica, mas também analítica e simbólica, possa ser discutido para pensar os/as jovens, as suas agendas e culturas, na relação com as suas regiões e a Europa. 
Propõe-se ultrapassar aqui uma ideia mais geopolítica de fronteira e avançar para uma reflexão mais alargada sobre o modo como as disciplinas, os contextos, as organizações pensam as juventudes e o que estas pensam sobre si e o seu lugar no mundo social e educativo.
O II Seminário Internacional JEDI realiza-se no dia 28 de novembro de 2019, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

banner_jedi.jpg

SOBRE O JEDI

A Comunidade de Prática de Investigação JEDI (Jovens, Educação, Diversidade e Inovação) pertence ao Centro de Investigação e de Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE-FPCEUP). Com a coordenação de Sofia Marques da Silva, o JEDI procura contribuir para o campo científico das Ciências da Educação, nomeadamente através do desenvolvimento de projetos de investigação, organização de eventos científicos, colaboração com outras entidades e redes de âmbito nacional e internacional, bem como com outras faculdades da U.Porto e instituições da cidade. Ocupando-se do estudo das juventudes, educação e diversidades em diferentes contextos e da inovação no campo educativo, abarca diferentes problemáticas de investigação e de intervenção, este grupo reúne interesses comuns em torno de cinco eixos principais: i) relação de jovens com a escola; ii) culturas, identidades e diversidades; iii) crianças e jovens em risco (e família); iv) saúde e desporto; v) competências digitais e inovação.

bottom of page