Encontros de Fronteira I
6 junho 2019 | Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, Chaves
Os Encontros de Fronteira constituem momentos de partilha e discussão de resultados da investigação do Projeto GROW.UP sobre jovens a crescer em regiões de fronteira.
O Projeto GROW.UP (Crescer em regiões de fronteira: jovens, percursos e agendas) desenvolve-se no Centro de Investigação e de Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto e tem coordenação da Professora Doutora Sofia Marques da Silva.
Como tomam os/as jovens decisões sobre sair ou permanecer nas suas regiões? Que aspirações têm rapazes e raparigas sobre o seu futuro? Que fatores promovem sentimentos de pertença às suas regiões? Como estão escolas, municípios e comunidades contribuir para politicas juvenis e educativas que respondam a prioridades globais e regionais que dizem respeito às juventudes? Existem nas regiões da fronteira abordagens de resiliência que podem ser inspiradoras para agendas e políticas que integrem visões e participação de jovens? Estas são algumas questões que fomos procurando responder.
Durante um ano estivemos em 38 regiões de fronteira, do Minho ao Algarve. Sentimos a interioridade, mas também tivemos a oportunidade de encontrar esforços em ação e contextos de possibilidade. Aplicámos questionários a cerca de 4000 jovens; entrevistámos aproximadamente 70 diretores/as de agrupamentos e responsáveis pela definição de políticas de juventude nas respetivas câmaras municipais.
Serão os resultados decorrentes do tratamento, análise e interpretação daqueles dados que iremos apresentar no dia 6 de junho no Auditório do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves.
Programa
09.30h: Abertura do Secretariado
10.00h: Sessão de Abertura
Investigadora Responsável pelo Projeto GROW.UP – Sofia Marques da Silva
Instituto Português do Desporto e Juventude (IDPJ, I. P.) – Vítor Dias
Presidente da Câmara Municipal de Chaves – Nuno Vaz
10.15h – 11.15h: Sessão 1 | Quem são os/as jovens a crescer em regiões de fronteira?
Apresentação – Equipa GROW.UP
Moderação – Eva Oliveira (IPCA, Equipa GROW.UP)
Relator/a – Albino Lima (SINCLab, FPCEUP)
11.15h – 11.30h: Pausa
11.30h – 12.30h: Sessão 2 | Escolas e comunidades com abordagens resilientes: indicadores e estratégias
Apresentação – Ana Milheiro Silva & Sofia Marques da Silva (CIIE-FPCEUP, Equipa GROW.UP)
Moderação – Silvano Cancela (Diretor do Agrupamento de Escolas de Mogadouro)
Relator/a – Tiago Ribeiro (Associação INDIEROR, Chaves)
12.30h – 14.00h: Pausa para Almoço
14.00h – 15.00h: Sessão 3 | O que pensam os/as jovens sobre o seu futuro? – Aspirações e expetativas
Apresentação – Tânia Gouveia & Sofia Marques da Silva (Equipa GROW.UP)
Moderação – Aurora Viães (Vereadora da Juventude de Vila Nova de Cerveira)
Relator/a – Marta Costa (Centro Internacional de Ensino e Investigação Fernão de Magalhães, Chaves) & Gil Nata (CIIE-FPCEUP, Equipa GROW.UP)
15.00h – 16.00h: Sessão 4 | Que retrato de jovens nos dão as políticas? - Perspetivas a partir de lugares de decisão local, nacional e europeu
Apresentação – Marta Sampaio & Sofia Marques da Silva (Equipa GROW.UP)
Moderação – Artur Marques (Chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Vinhais)
Relator/a – Jéssica Luís do Canto (Ideias Essenciais Eventos, Chaves) & Armando Loureiro (CIIE-UTAD)
16.00h – 16.15h: Pausa
16.15h – 16.45h: Quem teima em ficar... Jovens de Chaves para o mundo...
Apresentação do Vídeo “Evidence of Living”
Comentário – Diogo Martins (Associação INDIEROR, Chaves)
Moderação – Ana Milheiro Silva (CIIE-FPCEUP, Equipa GROW.UP)
16.45h: Sessão final
Síntese – Equipa de relatores/as
Comentário final – Saudade Baltazar (Universidade de Évora, Consultora do Projeto GROW.UP).
Tiago Rego (FNAJ - Federação Nacional das Associações Juvenis)
Francisco Melo (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Chaves)
Moderação – Sofia Marques da Silva (CIIE-FPCEUP, Equipa GROW.UP)
Sobre o Projeto GROW.UP
01.07.2018 – 30.06.2021
O desenvolvimento de regiões periféricas tem sido um desafio persistente. Frequentemente coincidentes com zonas rurais ou semiurbanas e de interior, as regiões de fronteira em Portugal são, muitas vezes, conhecidas por desigualdades estruturais. Reconhecendo-se desvantagens considera-se importante compreender estratégias regionalmente pensadas para superar algumas desigualdades e processos de resiliência individual, organizacional e comunitária.
O Projeto GROW.UP (Crescer em regiões de fronteira: jovens, percursos e agendas) tem como objetivo investigar em contextos de fronteira as influências mútuas de fatores individuais, contextuais/institucionais e sistémicos nas biografias de jovens e analisar de que modo as comunidades estão proactivamente a contrariar desigualdades, estimulando o investimento em percursos positivos. O GROW.UP analisará políticas europeias e nacionais e a sua articulação territorial com programas e práticas locais, analisando a estabilidade e a resistência dessas iniciativas no suporte aos/às jovens e identificando indicadores e competências chave de comunidades resilientes.
Referência: PTDC/CED-EDG/29943/2017
Financiamento: Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020) do PORTUGAL 2020, e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT).